sábado, 1 de setembro de 2007

O Ministério da Saúde adverte: “Fumar pode causar uma morte lenta e dolorosa”

Quarta-feira passada (dia 29) foi o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
Estive na Boca Maldita, para dar mostras do pouco que já aprendi com meus três anos de estudo da fisioterapia na Evangélica. Para mim, também foi mais uma amostra de como a gente, sem querer, acaba se abitolando com o passar do tempo, perdendo às vezes a noção da importância do nosso trabalho - o que vale para qualquer campo profissional, não só para os profis da saúde.

Foi realmente ótimo relembrar o que tinha visto nos anos anteriores, através da realização de avaliações funcionais e conscientização das pessoas do quanto este tipo de vício pode fazer mal.

Para muitos, ver um pulmão enegrecido e duro pela ação do fumo no organismo ou saber que a sua atividade pulmonar não está tão forte quanto poderia estar, parece ter surtido efeito. Alguns disseram que já estavam fumando menos cigarros, outros, que fazia anos que não fumavam mais... Na verdade, tudo depende do estágio de dependência e da força de vontade da pessoa.

Aliás, não fumar, mas estar em ambiente fechado ou morar com outros fumantes - sendo fumante passivo -pode ser até mais grave do que ser fumante ativo, já que para o passivo não há filtro que separe alguns dos malefícios contidos no cigarro.

Acho que tudo isso, depende de um pouco de bom senso das pessoas e de uma melhor avaliação do que estão fazendo consigo mesmas e com os outros. Agir com preconceito, não leva em nada. Devemos odiar o vício, mas não as pessoas.
Enquanto não houver conscientização, pouco resultado se terá com proibição de propagandas e recados que demostrem os malefícios posteriores que se pode ter com isto.

“Fumar pode causar uma morte lenta e dolorosa”

Um comentário:

flucka disse...

Não quer largar? Beleza, problema seu mesmo. Só saiba que:
-> Vinte minutos depois do último cigarro: a pressão arterial começa a baixar;
-> Um dia sem fumar: os níveis de monóxido de carbono nos pulmões voltam ao normal;
-> Dois dias sem fumar: já não há nicotina no organismo e a língua volta a perceber melhor o sabor dos alimentos;
-> Após doze semanas: os pulmões e a circulação melhoram;
-> Um ano depois: o risco de infarto cai pela metade;
-> Dez anos depois: o risco de câncer de pulmão cai pela metade;
-> Quinze anos depois: o risco de infartos e derrames é o mesmo de uma pessoa que nunca fumou na vida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...