quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A.L.E.M.A.N.H.A

Quem já fez uma viagem internacional sabe: tudo precisa estar nos "trinks".
Bom, tendo isso esclarecido, nada melhor do que uma semaninha pré-vôo depois do casamento, certo? Errado. Principalmente se vc for como eu e precisar recolher assinaturas para ter o seu diploma reconhecido no consulado, afim de poder mandá-lo para ser traduzido. Resumindo: a semana de lua-de-mel foi uma correria danada através de Curitiba, sua cidade linda.
A lua de mel teve que ser em Curitiba mesmo, já que Morretes estava abaixo d'água. Como a gente tinha escolhido um hotel a beira do rio Nhundiaquara pode imaginar o causo... Meus pais é que acabaram indo um mês depois em nosso lugar pra lua de mel.
Dia 20/03 foi entao o dia da grande despedida. Chegamos no aeroporto com quatro malas lotadérrimas e pouquissimo tempo para se despedir. Deu tempo pra dar dois abracos em cada um, catar os cds do Davi (ouco eles direto, mano!) e ir em direcao aos detetores de metais. Sério, se eu tivesse tido tempo para me despedir, teria desandado em lágrimas...
Chegamos em Nürnberg no dia seguinte, com o sol se pondo. Depois da noite mal dormida, o que mais queríamos era uma boa noite de sono. No aeroporto fomos recepcionados pelos meus cunhados e nosso padrinho com uma faixa de boas vindas, bolo e Rotkäppchen. :)

Outra surpresa gostosa foi chegar em Erlangen, no quartinho de estudante do maridao e encontrar a geladeira cheia e isso:

Bom, nada mais nos impedia de dormir MUITO! :P Valeu!

Passamos ao todo um mês em 14m². Até agora eu fico me perguntando como a gente aguentou isso! As tarefas foram bem divididas: marido procura trabalho, eu procuro casa. Nas horas vagas íamos a confraria encontrar os amigos ou dar um "rolê" pela cidade.

Como o maridao já morava a 7 anos no mesmo lugar, todo mundo que eu conhecia já virava meu amigo. Me senti super bem acolhida e se pudesse nao mudaria de lá. Mas...
Fato era que a gente chegou na pior época para procurar residência nova. Muitos alunos terminando o ginásio (ensino médio) em junho e já procurando local pra morar perto da uni naquele momento. Com isso os aluguéis subiram nas alturas e juntando que o maridao estava oficialmente desempregado, só consegui combinar 3 visitas, uma em Erlangen e as outras em Nürnberg e Fürth.
Ficamos com a de Nürnberg, com seus 55m², pelas conexoes de trânsito e pelos móveis inclusos. Mais uma vez tivemos ajuda do comitê que veio nos pegar no aeroporto, além da participacao de uma galerinha da confraria. Tiveram pao de queijo e cerveja como recompensa. :)




Até entao eu nao tinha tido tempo para abrir todas as minhas 6 malas (2 foram levadas à Alemanha pelos padrinhos amados). Com uma casa novinha em folha e muito espaco para decorar e encher, eu tive trabalho para um mês inteiro. Da mesma forma que fiquei chateada por muita gente ter nos dado presente de casamento (apesar de estar explicito no convite que nao queríamos devido ao vôo), fiquei feliz por ter uma mala cheia com diversos utensílios domésticos e toalhas! Gracas a estas pessoas e à minha mae e sua sabedoria, precisei comprar pouquíssimas coisas.
No meu aniversário tivemos as nossas primeiras visitas aqui em casa. O grupo foi pequeno e constava de 4 brasileiros, 3 alemaes e um cachorro, mas já deu pra encher a cozinha. :)


Maio e junho foram também os meses em que fomos no Einwohneramt, Standesamt, Krankenkasse e etc e tal. Ou seja, meique repeteco da correria que tivemos no Brasil, mas levando no modo slow. Estava mais do que na hora de eu ser conhecida pelas autoridades como mulher do meu marido! Só nao tinhamos feito isso até entao porque nao tínhamos a traducao da certidao de casamento e sem traducao nao tinha modo como eu comprovar ser a esposa do meu marido! Fico com comixao só de lembrar que tive que assinalar como solteira quando fomos a 1a vez no Einwohneramt.
Levei um bom tempo para me acostumar com Nürnberg. Diferente de Erlangen, aqui eu nao conhecia ninguém e, com meu marido fora durante o dia, eu tinha muitas horas livres pra fazer nada. Seguindo a dica dele, procurei atividades diversas para fazer durante o dia, participando da Cruz Vermelha, grupo de estudo bíblico, coral, oficina de cerâmica,... mas a maioria era durante a noite, o que significava que eu ficava fora quando meu marido já tinha chegado em casa do trabalho... Chato isso. Aos poucos fui ficando cada vez mais depressiva, comendo cada vez menos, tendo cada vez mais dores de barriga e dificuldade para respirar. O médico que eu consultava só me dizia que era falta de movimento. Decidi ir procurar uma psicoterapeuta em Bamberg. Foi uma das melhores decisoes que eu já tomei desde que eu estou aqui. Ela me ajudou a entender o processo pelo qual eu estava passando e a controlar a dificuldade para respirar. Aumentou ainda mais o meu interesse pela área da psicologia.
Em outubro tive que parar as sessoes por ter achado trabalho e nao ter mais tempo para ir até Bamberg. Outubro em si foi um mês bom, porque teve visita do meu pai e o comeco do San-Kurs (curso para paramédicos) na Cruz Vermelha. A visita do meu pai ajudou a matar um pouco a saudade e a quebrar muitos dos pré-conceitos que eu tinha do meu relacionamento com ele. Foi um tempo muito bom pra nós dois, com pedidos de perdao por fatos passados e visitas a pontos turísticos. Pena que ele só pôde ficar 11 dias!




O comeco do curso para paramédicos abriu as minhas fronteiras. Nao só me colocou denovo no caminho da medicina como também me trouxe amigos. Até hoje combinamos atividades em cima do laco e ficamos horas e horas conversando sobre os mais diversos assuntos. É muito bom poder ligar pra alguém e poder fazer isso! Eu nao tinha percebido o quanto isso me fazia falta!

Um comentário:

Doris disse...

Oi Ana!!!Seu blog está muito legal! Muito bom poder ler um pouco como foi(e tem sido) este processo de mudança...Que a cada novo dia vc possa experimentar o cuidado do Pai, onde quer(e como) vc esteja. Vou acompanhando...um dia tbém farei uma viagem internacional...já pego algumas dicas aqui!hehehe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...