Um dos lugares que eu melhor conheço (até porque passo praticamente todos os dias por ali) é o Largo da Ordem, conhecido por ser o centro histórico de Curitiba. É igreja católica pra um lado, museu e galeria de arte pro outro, outras igrejas, e o centro comercial pertinho dali.

Arte nas ruas - Painel de Poty Lazarotto
Outro lugar muito legal de para se visitar e passar hooooras lá é o MON - Museu Oscar Niemeyer, vulgo Museu do Olho. Ele é meio que marca registrada de Curita e sempre abriga as maiores coleções de arte lá. O próprio museu já é uma obra de arte.
MON à la Rô
O Museu Paranaense, que fica perto do largo, também é bem legal, principalmente pra quem curte saber mais sobre o estado e a cidade em si.
Ah, e sem citar os parques que fazem dessa cidade realmente uma das melhores de se viver - apesar do, coff, coff, trafego e dos ruídos enervantes produzido pelos carros (defeito de cidade grande). Além do Barigui, tem o Tanguá [lindo e belo com seus verdejantes caminhos e água refrescante*] e o Bosque do Alemão 
Os outros parques eu ainda não visitei, então não tenho como dar comentários sobre isso... Assim que eu for visitando, eu vou postando aqui... =)
__________________________________________________
* Lembrança de um dia ensolarado de Páscoa (de um ano atrás), com uma pessoa querida ao meu lado. Muito papo, passeio com direito a gruta, e picnic. Grande dia!!! Obrigada por uma das melhores Páscoas que eu já tive, Rafa!
Estar lá em cima e ver os caminhos que percorro todos os dias, a logística dos prédios, a arborização da cidade, o pôr do sol e a pequinez de tudo visto a partir de uma outra perspectiva me fez pensar no quanto somos abençoados! E no quanto complicamos as coisas simples! Discutimos em vez de conversar, sendo que o que mais gostaríamos de ter é a atenção, o ouvido do outro...